4 dicas para usar um cartão de crédito de forma correta

 4 dicas para usar um cartão de crédito de forma correta

O cartão de crédito pode ser um grande aliado ao consumidor brasileiro na hora de fazer compras. Ou não. É dito isso, pois se não usado com consciência, ele pode se tornar um verdadeiro vilão no fim do mês. Diante disso, existem algumas dicas que podem te ajudar a usar um cartão da melhor forma possível. Sendo assim, confira abaixo, todos os detalhes.

4 dicas para usar um cartão de crédito de forma correta

1) Reduza a quantidade de cartões de crédito na carteira

Em suma, cada agente econômico que você adiciona no seu orçamento, eleva a complexidade. Sendo assim, busque ter somente um cartão. Dessa forma, você facilita o controle dos gastos, e o acompanhamento das datas importantes, como o vencimento e o fechamento da fatura do cartão de crédito.

2) Estipule o seu próprio limite

Essa é uma das principais regras para quem lida com cartão. Ele só é uma ferramenta no seu orçamento, se você souber planejar as suas compras, acompanhar os seus gastos e projetar o futuro. Sendo assim, se você ainda observou as suas finanças, e definiu o seu padrão de vida, você ainda não está pronto para usar o cartão de crédito como ferramenta.

3) Crie o hábito de olhar a sua fatura

A fatura do cartão é uma excelente fonte para estudar o seu comportamento de consumo. Os cartões mais modernos, em geral, classificam os gastos por categoria. E isso, pode te ajudar a mensurar o que você prioriza no seu orçamento. Os números da fatura têm muito a falar sobre você.

4) Pague toda a fatura na data de vencimento e não empreste o seu cartão

A maioria das dívidas começa com o atraso e parcelamento da fatura do cartão. E assim, os juros cobrados nesse tipo de negociação são muito altos. Isso, leva a pessoa a não conseguir pagar a fatura, e eleva a dívida da mesma. Já com relação a emprestar o cartão de crédito, saiba que o pagamento da fatura é responsabilidade do titular. Sendo assim, você precisa analisar se você está realmente disposto a correr o risco de assumir a dívida se o pagamento não ocorrer.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ViDI Studio / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.