Pular para o conteúdo

Como se aposentar mais cedo

  • por

Você já deve ter se perguntado sobre como se aposentar mais cedo e diferentemente da forma como essa informação chega às pessoas, existe mais de uma forma de conseguir a tão esperada aposentadoria, é possível sim se aposentar mais cedo, conheça todas as possibilidades que assistem à aposentadoria mais cedo.

Por regra, sabe-se que de acordo com anova regência de aposentadoria estabelecida pela previdência social em novembro de 2019 requer a idade mínima de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, além da idade, é necessária a contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

O que pouco se diz, é o fato de ser possível se aposentar mais cedo e para a surpresa das pessoas não é tão difícil quanto parece. Confira todo o conteúdo e aprenda de forma simplificada a como se aposentar mais cedo.

Aposentadoria para quem começou a contribuir antes de 1998

Reprodução: Freepik

A aposentadoria para quem começou a contribuir antes de 1998 pode ser mais fácil, isso deve-se ao fato de que em 15 de dezembro de 1998 houve uma emenda constitucional (número 20) que garantiu que pessoas se aposentassem sem a idade requerida atualmente.

Funciona de forma que deve ser calculado quanto tempo de contribuição o servidor tinha na data da emenda e quanto tempo faltava para a aposentadoria, lembrando que na época a idade mínima de contribuição era de 30 anos para homens e para mulheres 25 anos. É possível recorrer caso o servidor já tivesse tempo de contribuição na época.

Aposentadoria por tempo de contribuição por direito adquirido

Reprodução: Freepik

A aposentadoria por tempo de contribuição por direito adquirido assiste a condição de que se o servidor comprovar que até a data de 13 de novembro de 2019 tinha 25 anos de contribuição em atividade especial pode se aposentar em qualquer época. Essa modalidade se aplica para as profissões considerada insalubres ou arriscadas.

Previdência Privada

Reprodução: Freepik

A Previdência privada é uma alternativa inteligente para as pessoas que não optam por se aposentar dependendo do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), levando em conta que as leis atuais não beneficiam ao servidor, as opções acima não poderão assistir quem não cumpriu os requisitos até a data estipulada.

Previdência Privada Itaú

Reprodução: Previdência Social

A previdência privada Itaú funciona através de duas modalidades, a primeira modalidade é a PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e a segunda é a VGBL (Vida Geradora de Benefícios Livres).

A PGBL está ligada ao imposto de renda, ou seja, é acessível para quem faz a declaração completa do imposto de renda. Como o valor depositado todos os meses pode ser reduzido, é possível fazer o aumento da restituição do imposto de renda, em outras palavras, você recebe o dinheiro do imposto que pagou ao longo do ano.

A VGBL, por sua vez, funciona para quem faz a declaração simplificada ou não declara o imposto de renda e a sua maior vantagem é que o desconto do imposto de renda só ocorre sobre os rendimentos, o que significa que as contribuições, o valor que você depositou fica isento de descontos.