Pular para o conteúdo

PIS/PASEP 2022 em dobro: veja como consultar e calendário de pagamento

  • por

O desenvolvimento de políticas que regem um país é bem mais completo do que parece. O Estado tem responsabilidade com sua população de manter a ordem e controle, assim como garantir o desenvolvimento econômico e em outros pontos importantes, como na saúde e educação.

Além disso, também é dever do Estado garantir que os funcionários sejam protegidos. Afinal, sabemos que os interesses de um funcionário e de um empregador costumam ser diferentes. Dessa forma, é necessário que haja instrumentos fundamentados pela lei para que esses funcionários sejam protegidos.

É dessa forma que são embasados diferentes benefícios sociais que hoje são implementados diariamente na vida do brasileiro. Hoje você vai saber um pouco mais sobre o PIS/PASEP 2022, além de como consultar o valor em questão. Aproveite a matéria para tirar todas as dúvidas sobre o tema.

O que é o PIS?

O PIS (Programa de Integração Social) é bem mais do que um número adicionado em documentos. É através do PIS que empregados da iniciativa privada conseguem ter acesso aos benefícios que são pré-determinados pela lei. Além disso, é possível colaborar com o desenvolvimento das empresas daquele setor em específico.

O PIS é fundamentado na Lei Complementar nº7/1970. O objetivo inicial do PIS era garantir a integração do empregado do setor privado ao desenvolvimento da empresa que ele está ligado. Até então, a Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável por realizar o pagamento do PIS.

O que é o PASEP?

O PASEP foi desenvolvido paralelamente à criação do PIS. O PASEP é fundamentado na Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975. Contudo, entrou em vigor apenas em 1º de julho de 1976. Na época, era regulamentada pelo decreto nº78.276/1976. Contudo, hoje é regulamentada pelo decreto nº4.751, de 17 de junho de 2003.

Saque do valor do PIS/PASEP

Se você está lendo essa matéria, então provavelmente está interessado(a) em realizar o saque referente ao seu PIS/PASEP. Portanto, vamos tirar algumas dúvidas que podem ser pertinentes, como em relação ao valor que você vai receber e quanto tempo você precisa estar trabalhando para ter acesso ao benefício. Além disso, vamos te mostrar como consultar o valor.

Primeiro, você precisa entender que o valor depende do período do ano em que você trabalhou como um funcionário em regime CLT.  Para essas atividades de trabalho, o cidadão que recebe, como recompensa do trabalho, um salário mínimo e exerceu sua função por 12 meses daquele referido ano, irá acumular um benefício de R$ 1.212,00.

Contudo, não necessariamente você precisa ter trabalhado 12 meses para poder ter saldo no seu PIS/PASEP. Afinal, você pode ter trabalhado apenas um mês e ter o valor referente ao mês em que você trabalhou. Dessa forma, você vai precisar consultar quanto você tem de saldo.

Como consultar meu saldo do PIS/PASEP

Atualmente, para o nosso conforto, não precisamos mais esperar horas em filas para conseguir consultar informações simples como nosso saldo em bancos e benefícios. Dessa forma, você pode usar seu próprio aparelho celular (que talvez você esteja usando para ler essa matéria) e ter acesso ao seu saldo do PIS/PASEP.

Caso você esteja usando seu celular, vamos facilitar o trabalho para você. Você pode baixar o aplicativo do PIS/PASEP através da loja de aplicativos do seu sistema operacional. Caso você use um aparelho com Android (como Samsung, Asus, Xiaomi, Motorola e outros), você deve baixar o app na Google Play Store, ou CLICANDO AQUI. Mas se usar um iPhone, deve baixar na App Store, ou CLICANDO AQUI.

Depois que você tiver baixado o aplicativo no seu aparelho celular, apenas vai precisar cadastrar todas as informações solicitadas para ter acesso à página principal contendo seus dados. Caso tenha receio, não se preocupe. Afinal, o aplicativo é desenvolvido pelo próprio Governo e manterá todas as suas informações em sigilo.

PIS/PASEP 2022: qual será o valor?

O motivo que milhares de brasileiros estão animados: o valor do PIS/PASEP 2022 será em dobro! Contudo, nem tudo é tão fácil assim. É necessário que os brasileiros fiquem atentos a algumas regras para que possam ser beneficiadas com o valor em dobro do PIS/PASEP. Portanto, preste atenção aos conteúdos a seguir.

O valor em dobro do PIS/PASEP 2022 não será destinado a todos os brasileiros que normalmente têm acesso ao benefício. Na verdade, essa condição será destinada apenas aos brasileiros que tiveram atraso no PIS/PASEP referente a 2021, cujo ano de base era 2019. É por causa disso que as pessoas que não receberam o valor do PIS/PASEP 2021 vão receber o valor de 2022, além do abono referente ao ano de 2020.

Calendário de pagamento

O calendário de pagamento é um dos itens mais buscados pelos beneficiários de benefícios. Afinal, precisamos saber quando vamos ter acesso aos valores para que, assim, possamos nos planejar financeiramente. Essa é uma ótima estratégia e que deve ser adotada por todos que recebem valores de benefícios.

Como de costume em outros benefícios, os valores do PIS/PASEP estarão disponíveis conforme a data de nascimento dos indivíduos. Ou seja, todos os beneficiários que nasceram em janeiro vão receber o valor na mesma data. Essa é uma forma de organizar a distribuição de renda. Dessa forma, confira o calendário abaixo:

  • Janeiro – 08/02/2022
  • Fevereiro – 10/02/2022
  • Março – 15/02/2022
  • Abril – 17/02/2022
  • Maio – 22/02/2022
  • Junho – 24/02/2022
  • Julho – 15/03/2022
  • Agosto – 17/03/2022
  • Setembro – 22/03/2022
  • Outubro – 24/03/2022
  • Novembro – 29/03/2022
  • Dezembro – 31/03/2022

Novamente, é importante ressaltar que a lógica do calendário disposto acima é a seguinte: primeiro estão listados os 12 meses do ano. Portanto, você irá identificar qual é o mês que você nasceu. Caso você tenha nascido em agosto, por exemplo, então você terá a chance de realizar o saque a partir de 17/03/2022. Ou seja, as datas na frente dos meses é quando o valor estará liberado.

Prazo para o saque (IMPORTANTE)

Se você planeja realizar o saque do seu PIS/PASEP 2022, então saiba que você precisa correr para realizar isso. Afinal, você não está liberado para realizar o saque a qualquer momento. Em 2022, a data limite para você realizar o saque do seu PIS/PASEP é até o dia 29 de dezembro de 2022.