Pular para o conteúdo

Auxílio Brasil: o que é o programa, e quem pode receber

  • por

O Auxílio Brasil é um programa do Governo Federal brasileiro que tem como objetivo fornecer um auxílio financeiro para as pessoas economicamente mais afetadas pela crise gerada pela pandemia da Covid-19. Com o Auxílio, o Governo busca proporcionar um apoio financeiro para que as pessoas possam arcar com suas despesas básicas e reduzir os impactos da crise econômica gerada pela pandemia.

O que é o Auxílio Brasil e como funciona?

O Auxílio é destinado a pessoas que foram afetadas pela crise da pandemia, não importando o estado ou o município de origem. A distribuição do Auxílio é feita pelo Governo Federal e é destinado para famílias que comprovem necessidade econômica, sendo que as pessoas beneficiadas com o Auxílio recebem um valor mensal. O montante do Auxílio é variável conforme o número de pessoas na família.

O Auxílio Brasil é administrado pelo Ministério da Cidadania, e a quantia fornecida para cada família é calculada de acordo com as informações fornecidas pela família durante a inscrição no programa. O programa também conta com um limite de recursos para cada período de aplicação, de modo que as aplicações são feitas por ordem de inscrição.

O Auxílio Brasil também inclui a concessão de subsídios às empresas afetadas pela crise da pandemia, para que elas possam manter seus empregos. Para isso, o Governo Federal liberou recursos para o pagamento das folhas de pagamento de trabalhadores em empresas em situação de crise financeira.

Quem pode receber esse auxílio?

O Auxílio Brasil é destinado às pessoas economicamente mais afetadas pela crise gerada pela pandemia da Covid-19, e a quantia fornecida a cada família é calculada de acordo com as informações fornecidas pela família durante a inscrição no programa. O auxílio também inclui os seguintes grupos de pessoas:

  • Trabalhadores informais afetados pela crise da pandemia;
  • Pessoas desempregadas ou com o trabalho reduzido;
  • Microempreendedores individuais;
  • Trabalhadores do setor cultural;
  • Trabalhadores do comércio varejista;
  • Trabalhadores das empresas de transporte de passageiros.

Para ser elegível para o Auxílio Brasil, as pessoas devem cumprir alguns requisitos, que são: estar desempregado, ter renda familiar mensal de até R$ 5.000,00, não ter recebido nenhum outro auxílio no mesmo período e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Além disso, é necessário que as pessoas se inscrevam no programa no site do Ministério da Cidadania para poder receber o Auxílio Brasil.

Como receber o Auxílio Brasil?

Para receber o Auxílio Brasil, as pessoas devem se inscrever no programa no site oficial do Auxílio Brasil, onde serão realizados todos os procedimentos necessários para a inscrição e solicitação do auxílio.

Durante o processo de inscrição, as pessoas devem fornecer informações como: Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, renda familiar, número de dependentes e outras informações relevantes para a avaliação da solicitação.

Após a inscrição, a solicitação é avaliada pelo Ministério da Cidadania, e as pessoas que forem aprovadas no processo de inscrição recebem a quantia do Auxílio diretamente na conta corrente cadastrada no processo de inscrição.

O pagamento do Auxílio é realizado mensalmente, e os beneficiários podem acompanhar seu pagamento no Portal da Transparência.

Baixe o aplicativo de celular do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil também conta com um aplicativo para celular, o Auxílio Brasil Mobile, que permite aos beneficiários ter acesso a informações sobre o programa e o andamento de sua solicitação.

O aplicativo Auxílio Brasil Mobile está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Google Play e App Store e é bastante simples de usar. Por meio do aplicativo, os usuários têm acesso a informações sobre a solicitação de auxílio, informações sobre o pagamento do Auxílio e informações sobre as atualizações do programa.

O aplicativo também permite que os usuários recebam lembretes sobre o pagamento do Auxílio e conteúdos sobre o programa. Além disso, é possível acompanhar o andamento das solicitações e obter informações sobre o Auxílio Brasil diretamente do celular.