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Black Friday; como aumentar as vendas do seu negócio no fim de ano –

Está chegando a segunda data mais importante do ano para o comércio brasileiro – e mundial. Se você pensou Black Friday, acertou. O evento perde apenas para a época do natal. No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas para aumentar suas vendas nesse período. Confira!

Fonte: Google

Quando falamos de datas muito importantes para o comércio, tanto o brasileiro quanto o mundial, a Black Friday costuma ser uma das datas que estão no topo da lista; normalmente, perdendo somente para o tão esperado Natal. Este ano, 2021, o evento acontecerá no dia 26 de novembro, claramente em uma sexta-feira. Além disso, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, os especialistas estimam que as vendas aumentem nesse período.

Por exemplo, no ano passado, com a pandemia em estado mais crítico, houve uma alta de 70% em compras online; ainda, destacando o Dia das Crianças, onde observamos um aumento de 28%. Desenvolver e aplicar técnicas de vendas nessa época do ano é uma das primeiras etapas para liderar o comércio frente a concorrência. Então, foi pensando em ajudar os comerciantes e empreendedores a aumentar seu faturamento que trouxemos essas dicas.

Black Friday no Brasil

Antes de te mostrarmos as melhores técnicas para aumentar suas vendas nas datas sazonais, vamos a um simples resumo sobre a Black Friday. Antes de qualquer coisa, saiba que essa campanha de vendas veio dos Estados Unidos e acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, após a comemoração do dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes lojas varejistas e negócios online oferecem para seus clientes descontos que podem chegar a 80%.

Há 11 anos, em 2010, foi quando aconteceu a primeira edição no Brasil. Foi nessa época que a plataforma Busca Descontos – site brasileiro que reúne cupons de descontos de inúmeras lojas online – juntou diversas lojas com o objetivo de fornecer promoções imperdíveis para os consumidores. Então, desde aquele tempo, cada vez mais brasileiros veem a ‘sexta-feira negra’ como uma excelente oportunidade de fazer bons negócios.

Por exemplo, nos últimos três anos desse evento, de 2018 a 2020, a data foi responsável por movimentar mais de 4 bilhões de reais das vendas pela internet. Além disso, em 2020, mais de 6 milhões de pedidos foram feitos; número 15,5% maior do que no ano anterior. Por fim, outros países também participam desse evento anual, como Austrália, Canadá, Paraguai, Portugal e Reino Unido.

Alguns passos para aumentar suas vendas

Especialistas explicam que, antes de aplicar qualquer técnica para aumentar as vendas, é essencial fazer um bom planejamento para essa época do ano – Black Friday e Natal. Para que os resultados apareçam, é fundamental investir em um bom planejamento. Deve ser levado em consideração a segurança, logística, tecnologias, produtos, atendimento individual e, claro, o pós-vendas.

  • Marketing digital pode ajudar muito

A segunda dica é se atentar as tendências de marketing digital que rodam o mercado, elas podem ser decisivas para o aumento de suas vendas. Por exemplo, aplicar técnicas de SEO e otimização em sites é uma ótima alternativa. Além disso, utilize as redes sociais para fazer a divulgação de seus produtos e, se possível, feche campanhas e parcerias com influenciadores digitais.

  • Faça investimentos em tecnologia

A cada dia que passa o público busca por mais facilidades e boas experiências de compra, e a tecnologia oferta tudo isso. Não precisar sair de casa para comprar ou buscar um item, consultar avaliações de terceiros antes de decidir uma compra são algumas das facilidades que mais encantam os consumidores. Sendo assim, não deixe de investir nas possibilidades desse setor.

Calma! Ainda não acabou

Black Friday
Fonte: Google
  • Crie ofertas e promoções

Não é nenhuma novidade que os consumidores brasileiros se atraiam por descontos e preços baixos. Inclusive, promoções podem se decisivas na hora da escolha entre os compradores; além disso, pode ser uma ótima maneira de atrair e fidelizar os clientes. O mais indicado é que as ofertas sejam voltadas para os itens que mais se encaixam nas necessidades do público-alvo. Por exemplo, cupons de desconto, promoções de ‘leve dois e pague um, etc.

  • Não se esqueça do pós venda

Depois de seguir todos os passos anteriores, este é o momento de analisar os resultados de todas as estratégias utilizadas para impulsionar o negócio. O mais indicado é que essa análise seja feita a cada ano e inclua todas as informações das campanhas feitas nessas datas; afinal, isso auxilia na definição de futuras ações e o planejamento de outras táticas de vendas.

O que os consumidores mais buscam na Black Friday?

Segundo divulgações da plataforma oficial da Black Friday BR, os produtos mais buscados pelos consumidores durante a data são os smartphones; em seguida, temos os eletrodomésticos e televisões. Veja só: celulares – 36,5%; eletrodomésticos – 36,3%; televisões – 29,3%; tablets e informática – 24,1%; decoração e móveis – 22,4%; vestuário – 22,2%; eletroportáteis – 21,3%; viagens – 19,2%; perfumaria e beleza – 16,8%; e papelaria – 12,6%.

No entanto, conforme dados divulgados pelo Promobit, existe uma diferença em relação às promoções que são divulgadas durante o evento; visto que a grande maioria das promoções e descontos são oferecidos para produtos do setor de beleza e perfumaria, games, e calçados e vestuário. Ou seja, podemos ver que os lojistas não dispõem grandes descontos para as categorias que mais interessam os consumidores.

Fique ligado, pois esse já pode ser o diferencial do seu e-commerce! Então, uma boa dica seria negociar com seus fornecedores para ver a possibilidade de conseguir algumas oportunidades de compras para os produtos que se encontram no topo da lista de interesse dos clientes. Vai por mim, vale a pena tentar!

Por fim

Acredito que a esta altura do artigo você já tenha entendido como as nossas dicas podem te ajudar a ter sucesso nesse período de fim de ano – Black Friday e Natal. Se você quer aproveitar essas datas para aumentar seu lucro, não perca tempo e siga os passos apresentados. Afinal, quanto mais você utilizar esses gatilhos, e da melhor forma possível, melhores serão os resultados de vendas alcançados em seu negócio. Então, boas vendas e bom fim de ano!

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Written by Carlino Souza

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