Pular para o conteúdo

Dicas para usar o cartão de crédito de forma responsável

  • por

Se tratando de finanças, o cartão de crédito pode ser um herói ou um verdadeiro vilão, confira as dicas para usar o cartão de crédito de forma responsável e evitar preocupações futuras com valores excessivos nas suas faturas.

Toda pessoa que possui um cartão de crédito já pensou ao menos uma vez em sair comprando tudo o que via pela frente mas o fato é que embora o cartão de crédito seja uma ótima alternativa para compras parceladas já que é uma forma prática de arcar com algumas despesas, é necessário ter cautela no uso de qualquer cartão de crédito pois o uso desmedido pode acabar gerando dívidas difíceis de serem quitadas.

Seja um cartão de crédito virtual ou físico o cuidado deve ser o mesmo, confira todas as dicas infalíveis para usar o cartão de crédito de forma responsável e aprenda a fazer uma melhor manutenção das suas finanças e sair do vermelho.

Como economizar dinheiro com o cartão de crédito

Reprodução: Exame

Por incrível que pareça, é possível economizar dinheiro com o cartão de crédito e o segredo é o modo como se utiliza o cartão de crédito. Quando você aprende a ter um melhor controle das suas compras e prazos, consequentemente se conquista a estabilidade financeira e menos dores de cabeça com juros e empréstimos sem precisar ficar sem o seu cartão de crédito.

1 – Planejamento financeiro com cartão de crédito

Fazer um planejamento financeiro com cartão de crédito pode ser mais fácil do que parece, para isso você precisa definir um limite pessoal, ou seja, especificar e priorizar os gastos que são fixos e determinar o valor máximo que pode ser direcionado a eles, assim você evita fazer pedidos emergenciais de aumento de limite ou de empréstimos.

2 – Atenção ao limite do cartão de crédito

Reprodução: Anna Shvets

Dar a devida atenção ao limite do cartão de crédito bem como à data de vencimento da fatura é uma alternativa que embora seja fácil de ser colocada em prática costuma ser ignorada pela maioria dos usuários de cartão de crédito. Pagar a fatura em dia evita que você precise arcar com juros e a redução do limite do cartão evita maiores compras e consequentemente maiores gastos.

3 – Anotar os gastos para economizar dinheiro

Reprodução: Jessica Lewis Creative

Não subestime essa dica! Por mais simples que pareça inicialmente, anotar os gastos para economizar dinheiro gera o poder de saber exatamente cada centavo que você gastou e para onde o seu dinheiro está sendo direcionado. Sabe aquela dúvida se pagou ou não aquela dívida? Anotando você saberá, preferencialmente se anotar as datas também.

4 – Quantidade de cartões de crédito

Cartões de crédito em fundo branco.
Reprodução: Freepik

A quantidade de cartões de crédito que você possui pode influenciar diretamente na quantidade de contas que precisam ser pagas. Seja de crédito Santander, cartão sx, cartão Nubank, Itaú cartões ou qualquer cartão de crédito, saiba que você não precisa ter todos ao mesmo tempo. O uso responsável de cartão de crédito não requer que você colecione cartões mas saiba administrar seus gastos.

5 – Cartão Nubank

O Cartão Nubank é a melhor opção quando se trata de substituir outros cartões pois se trata de uma cartão de crédito sem anuidade, ou seja, você não precisa fazer um pagamento anual além das suas faturas pelo uso do cartão e você não paga nada para transferir dinheiro para qualquer banco ou para fazer depósitos por meio de um boleto.

Viu como é fácil usar o cartão de crédito com responsabilidade? Quando aplicadas simultaneamente as dicas garantem ainda mais resultados positivos na hora de pagar as suas contas.