Celular pré-pago pode entrar no Cadastro Único e facilitar o crédito

 Celular pré-pago pode entrar no Cadastro Único e facilitar o crédito

Quem usa celular pré-pago vai ter as suas informações incluídas no banco de dados do Cadastro Positivo. Em suma, quem confirmou a novidade foi o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, durante o Painel Telebrasil 2022. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você goste também:

Governo libera 5 parcelas do Auxílio Emergencial; saiba quem recebe

PIS/Pasep: confira como consultar e resgatar valores esquecidos do abono

Celular pré-pago pode entrar no Cadastro Único e facilitar o crédito

Segundo o Baigorri, o setor já enfrentou vários problemas com relação ao cadastro de celulares pré-pagos. O motivo é simples: não tinha um critério seguro para habilitar uma nova linha, sendo possível cadastrar diversos chips de celulares com somente um único Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ademais, as operadoras passaram a solicitar, além do CPF, a resposta de um pequeno questionário para confirmar informações pessoais, tais como o nome dos pais, por exemplo. Assim, os cadastros de aparelhos pré-pago se tornaram mais confiáveis.

A estimativa é que as pessoas de celulares com contas pré-pagas consigam usar desse novo recurso para aprimorar as análises de crédito. Dessa forma, será mais fácil obter a liberação de empréstimos e aprovação em solicitações de cartão, em especial por quem não tem histórico em instituições financeiras.

Logo, esses dados devem acelerar a bancarização de quem é baixa renda, bem como ajudar no acesso ao crédito. Segundo a Anatel, esse é o perfil socioeconômico da grande maioria das pessoas que usa celulares pré-pagos no Brasil. Até agora, já ocorreu a inclusão de mais de 11 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kostenko Maxim / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.