Como a tecnologia transformou as comunicações consultor-cliente

 Como a tecnologia transformou as comunicações consultor-cliente

Os principais consultores avaliam o impacto das ferramentas digitais na maneira como se conectam e envolvem os clientes

Durante a pandemia, consultores e empresas de patrimônio tiveram que encurtar drasticamente seus prazos para adoção de tecnologia. Isso inclui o uso de métodos de comunicação digital, o que permitiu aos consultores elevar o serviço que oferecem aos clientes.

“No último ano, abracei a tecnologia em muitos níveis. Do software de planejamento aos serviços de reunião, assumi a tecnologia de uma maneira totalmente nova para aprimorar os serviços que presto”, diz Kristina De Souza, Conselheira Financeira Registrada da KPW Financial, Carte Wealth Management. De Souza é uma das 35 pessoas reconhecidas entre os consultores de 5 estrelas da Wealth Professional em Ontário e no leste do Canadá para 2022 .

“Ser capaz de dinamizar e adaptar minhas linhas de comunicação tem sido fundamental para continuar atendendo às necessidades contínuas de meus clientes”, diz ela.

De acordo com De Souza, a pandemia foi a força motriz por trás de seu maior conforto com formas inovadoras de comunicação. Armada com essa nova capacidade, ela diz que se inspirou para ajudar a incutir e manter um certo nível de conforto entre seus clientes por meio de contato regular, que os clientes apreciaram por unanimidade.

“Com muitas outras formas eficientes de comunicação, é cada vez mais importante manter um ‘toque humano’ e garantir que estou falando com os clientes cara a cara”, diz ela.

Não são apenas os consultores que estão sentindo os benefícios de mais opções de comunicação. De acordo com Brian Himmelman, CFP e presidente da Himmelman and Associates, Manulife Securities , as novas ferramentas de comunicação por vídeo estão permitindo que os clientes economizem seu tempo com consultores, tornando-os mais inclinados a marcar uma revisão de plano para ficar por dentro das coisas.

“Eles podem ter que reservar apenas uma janela de 30 minutos, ou talvez uma hora para fazer isso digitalmente”, diz ele. “Se eles têm que viajar para o meu escritório e estacionar e depois ir para casa, eles podem alocar duas ou três horas de seu dia, assumindo que estão passando pelo tráfego da hora do rush.”

Para De Souza, ter mais ferramentas a torna mais capaz de construir confiança e conexões profundas com os clientes por meio de contatos regulares e oportunos, enquanto faz o melhor que pode para garantir que esteja acessível aos clientes. Saber que ela nunca está a mais de um telefonema de distância é uma grande fonte de conforto para eles, diz ela.

“Nossas interações nem sempre precisam ser transacionais, pois os relacionamentos que construo com eles são baseados na integridade”, acrescenta ela. “Ao ter conversas mais profundas sobre suas situações, desejos, necessidades e objetivos únicos, ganho um escopo mais amplo de fatores para contribuir com seus planos financeiros .”

Himmellman está adotando uma abordagem semelhante. À medida que os clientes ficam mais à vontade para ligar ou enviar mensagens de texto para seus consultores, ele diz que a quantidade de contatos que os consultores e clientes podem fazer aumentou. Ele compartilhou seu número de celular com um seleto grupo de clientes, a quem ele convida a entrar em contato caso tenham algo que os esteja incomodando.

“Eu disse a eles, ‘se há algo em sua mente, e são seis ou sete horas da tarde, não tenham medo de me enviar uma mensagem rápida e talvez eu possa responder a uma pergunta’”, diz ele. . “Isso criou um canal mais direto, e acho que quanto mais as pessoas se sentem conectadas, mais felizes ficam.”

É natural que os clientes precisem de mais segurança e de uma ajuda especializada. Os desafios globais da cadeia de suprimentos e a guerra Rússia-Ucrânia estão pressionando mais os bancos centrais para aumentar as taxas de juros. Eles também estão pesando nas carteiras dos investidores e, após um certo ponto de inflexão, toda essa ansiedade pode criar uma onda de reações dos investidores que pode levar os mercados a uma espiral ainda maior.

“Acredito que a volatilidade contínua e persistente criará os maiores desafios para o desempenho do portfólio, e a psicologia do investidor desempenhará um papel importante na forma como os mercados reagem no curto e médio prazo”, diz De Souza. “Acredito que agora, mais do que nunca, trabalhar com um consultor confiável e experiente para criar um portfólio bem diversificado e ajudar os clientes a manter o rumo no trabalho em direção a seus objetivos financeiros é fundamental.”

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helena

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