Confira 4 tipos de revisão de benefícios do INSS

 Confira 4 tipos de revisão de benefícios do INSS

A revisão dos benefícios do INSS é um desejo de diversos brasileiros que pensam receber valores abaixo do que tinham direito. Apesar disso, os pedidos de revisão exigem cautela. É dito isso, pois eles podem ser reajustados para baixo. Sendo assim, para não errar, confira abaixo 4 tipos de revisões e se alguma delas é viável pra você.

É provável que você também goste:

Tive o benefício do INSS suspenso; o que fazer? Confira

INSS: a maioria dos brasileiros não sabe com qual valor irá se aposentar; confira como simular

Banco Central retoma greve e se junta a servidores do INSS e do MIP em busca de reajuste salarial

Confira 4 tipos de revisões dos benefícios do INSS

Em suma, o INSS ganha vários tipos de revisões dos benefícios, já que muitos segurados acreditam receber menos do que deveriam. Quando um beneficiário pede uma revisão do valor pago, o INSS realiza uma checagem de todos os documentos.

E assim, há a possibilidade de melhorar o valor pago mensalmente, de reduzir ou até mesmo cancelar o benefício. Por isso, antes de mais nada, tenha o máximo de certeza de que o seu benefício foi calculado de forma errada antes de dar início no processo.

Dentre os tipos de revisões, é possível citar a revisão da vida toda. Ela inclui as contribuições feitas antes de 1994, que até então eram desconsideradas. Para ter direito ao pedido, o primeiro benefício deve ter sido pago no máximo há 10 anos. Esse tipo de revisão vale a pena para quem tinha bons salários antes de 1994.

Outra das revisões dos benefícios do INSS inclui a do Teto. Entre 1998 e 2003, o valor máximo pago pelo INSS passou de R$ 1.200 para R$ 2.400. Em suma, só algumas aposentadorias foram aprovadas sem essa atualização no valor. Dessa forma, quem se aposentou entre 1991 e 2003, pode ter valor mais altos a ganhar.

Além disso, outra revisão é a de inclusão do tempo especial. Ele se destina a quem exerceu atividades insalubres, E por fim, a revisão do Buraco Negro, para quem teve o benefício liberado com erros por conta da inflação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.