Conheça 4 motivos que podem levar ao cancelamento do CNPJ de MEI

 Conheça 4 motivos que podem levar ao cancelamento do CNPJ de MEI

Ao se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), o profissional autônomo regulariza a sua situação e garante diversos benefícios previdenciários. Atualmente, em torno de 11 milhões de pequenos negócios se enquadram nessa categoria, e possuem CNPJ. A partir disso, a pessoa pode emitir notas fiscais, ter uma tributação simplificada, bem como linhas de crédito com juros menores.

Entretanto, para se enquadrar nessa modalidade do MEI, é necessário seguir algumas regras. E quem deixa de cumprir as mesmas, podem perder o seu CNPJ. Neste caso, a pessoa precisa se enquadrar em outra categoria jurídica, abrir mão do cadastro, ou regularizar as suas dívidas. Sendo assim, confira abaixo, 4 motivos que podem fazer com que ocorra o cancelamento do seu CNPJ de MEI.

É provável que você também goste:

Receita abre prazo para MEIs parcelarem dívidas

Quais planos de saúde aceitam MEI? Confira

Conheça 4 motivos que podem levar ao cancelamento do CNPJ de MEI

Abaixo, confira 4 motivos que podem levar o MEI a perder o CNPJ:

  1. Boletos atrasados: Todos os meses, o MEI precisa realizar o pagamento mensal do DAS-MEI. Em suma, se trata de um documento, onde estão todos os impostos a serem quitados. E assim, deixar de pagar os recolhimentos mensais leva ao cancelamento do CNPJ.
  2. Ultrapassar o limite de faturamento: o limite é de R$ 81 mil por ano, o que equivale a uma média de R$ 6.750 por mês. Quem passar o valor, deve alterar o regime da empresa.
  3. Vínculos diversos: Quem é MEI só pode ter vínculo com uma empresa. Apesar disso, tem o direito de trabalhar com carteira assinada. Ou seja, não é possível ser sócio em outro negócio.
  4. Atividades proibidas: Diversos tipos de atividade não possibilitam que o trabalhador seja MEI.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.