Consumidor vai poder cancelar serviços de empresas via WhatsApp

 Consumidor vai poder cancelar serviços de empresas via WhatsApp

O Governo Federal determinou alterações nas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Entre as mudanças, uma informa que as empresas terão obrigação de disponibilizar a opção de cancelamento de algum serviço no mesmo canal que a contratação foi realizada, incluindo aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

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No caso de um consumidor que contratou, por exemplo, um pacote de serviços de uma rede de telefonia pelo WhatsApp, ele poderá realizar o cancelamento do mesmo serviço através do aplicativo de mensagens. 

As mudanças, que foram publicadas na última segunda-feira (02) no Diário Oficial da União, vão começar a valer a partir de outubro deste ano. No país, entre os serviços que são regulados pelo SAC estão o imobiliário, bancário, elétrico, de aviação e telecomunicações.

Cancelamento de serviços via WhatsApp: Governo quer diversificar os canais de atendimento 

O objetivo do Governo Federal é diversificar os canais de atendimento ao público, dando espaço para operações realizadas no formato online. Atualmente, os serviços prestados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) só acontecem por meio de telefone.

As alterações também preveem que, em relação a aplicativo de mensagens como o WhatsApp, os consumidores devem receber retorno das solicitações em até 5 dias corridos.

A mensagem encaminhada deve ser objetiva, clara e responder tudo o que foi pedido pelos clientes. Os canais de atendimento precisarão funcionar todos os dias e em todos os horários.

Além disso, o decreto do Governo Federal ordena que, no atendimento realizado por aplicativo, um número de protocolo precisa ser comunicado ao consumidor. O atendimento por ligação não será alterado.

Pesquisa aponta que clientes ficaram mais satisfeitos com os atendimentos de bancos em março

Desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a empresa de consultoria Toluna, o índice que mede a qualidade do atendimento aos usuários de bancos e plataformas de investimento apontou que os clientes ficaram mais satisfeitos com esses serviços em março, crescendo 1,23% em relação a fevereiro deste ano.

Clique aqui para conferir quais bancos se destacaram.

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Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

Carlino Souza

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