Dia da Terra 2022: Faça da tecnologia um amigo na luta para proteger o meio ambiente

 Dia da Terra 2022: Faça da tecnologia um amigo na luta para proteger o meio ambiente

Um estilo de vida acelerado e baseado em tecnologia afeta o meio ambiente, mas fazer escolhas inteligentes, impulsionadas pela consciência ambiental, pode trazer uma mudança positiva

O Dia Mundial da Terra, celebrado todos os anos em 22 de abril, é um meio para chamar a atenção das nações para questões que dizem respeito ao nosso ambiente natural e aos esforços necessários para promover mudanças sustentáveis ​​em nossos estilos de vida.

O tema do Dia da Terra 2022 é ‘Investir no nosso planeta’. No ano passado, o tema foi ‘Restaurar nossa Terra’ e em 2020, foi ‘Ação climática’.

A tecnologia está avançando rapidamente e acelerando nossas atividades do dia-a-dia, ajudando-nos a fazer mais em menos tempo. Um estilo de vida acelerado e baseado em tecnologia definitivamente afeta o meio ambiente. Mas fazer escolhas inteligentes impulsionadas pela consciência ambiental pode trazer uma mudança positiva.

Vejamos as 5 abordagens tecnológicas que você pode adotar para tornar esta Terra um lugar melhor.

  1. Tentado por um novo smartphone? Espere e pergunte se você realmente precisa de um
    A regra de ouro para controlar o hábito de compras compulsivas é atrasar sua compra em uma semana. Se você ainda sentir vontade de comprar, é bem possível que sua exigência seja genuína.

Além disso, é prudente usar seus dispositivos na medida do possível. Deixe a mudança ser a última opção. Se o seu smartphone, laptop ou qualquer dispositivo puder ser consertado, vá em frente… ser atraído pelas forças do mercado que o tentam com novos modelos ou produtos é uma atividade não sustentável.

Usar uma ROM personalizada pode prolongar a vida útil do seu telefone. A atualização para um novo modelo de geladeira, TV ou carro deve ser baseada na NECESSIDADE e não na ganância.

2. Velho ainda é ouro

Lembre-se dos mercados antigos por excelência, também conhecidos como chor bazaar? Costumava ser um hub para tudo o que era antigo, necessário e barato. Felizmente, o charme do velho mundo ainda existe com a Índia sendo um mercado quente para laptops, TVs, smartphones e geladeiras antigos. Na maioria das vezes, é provável que você consiga um bom negócio em plataformas de classificados online como OLX, Quikr, especializadas em conectar pessoas que desejam comprar, vender ou trocar bens e serviços usados.

Essas plataformas não apenas oferecem acordos com boa relação custo-benefício, mas ajudam a trazer ciclabilidade nos mercados, fornecendo uma plataforma para produtos de segunda e terceira mão. Esta é uma ótima maneira de controlar o lixo eletrônico a longo prazo.

3. Classificações de energia em ACs, geladeiras dizem muito

Comprar um ar condicionado com classificação de 5 estrelas pode custar mais do que um de 2 estrelas, mas vale a pena o preço e os benefícios ambientais que o dispositivo pode oferecer. Afinal, a maior parte da nossa eletricidade é gerada pela queima de combustíveis fósseis como o carvão, que são responsáveis ​​pelas mudanças climáticas. Portanto, ao comprar uma nova geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar ou TV, verifique a classificação de energia BEE em um aparelho antes de comprá-lo.

As classificações de energia BEE, medidas por meio de um sistema de classificação de 5 estrelas, informam a eficiência energética de um novo aparelho. Quanto mais estrelas, melhor, com produtos de 5 estrelas que oferecem a mais alta eficiência energética.

4. Limpe lixo desnecessário na nuvem

Se você acha que a computação em nuvem é absolutamente amigável ao meio ambiente porque não requer espaço para armazenar seus dados, está errado.

A nuvem pode não estar obstruindo o espaço do disco rígido na memória do telefone, mas ocupa espaço físico. Hoje, clicamos em infinitas fotos e vídeos pensando que não é o seu telefone que está ocupando o espaço, mas existem data centers em algum lugar que estão fazendo backup de todos os dados que você gera inconscientemente. Portanto, tente manter seu Google Drive limpo, exclua fotos repetitivas e limpe o spam de e-mail e e-mails antigos que não são mais necessários. Além disso, os data centers precisam de muita eletricidade para armazenamento e manutenção do ar condicionado para manutenção 24 horas por dia, 7 dias por semana. Minimizar a carga nesses data centers ajudará a economizar muita energia.

Podemos reduzir a carga nos data centers físicos reduzindo o uso desnecessário de armazenamento em nuvem, mantendo o que precisamos e rejeitando a desordem.

5. Use alternativas digitais o máximo possível

Embora a digitalização seja muito intensiva em energia, a mudança para o dinheiro digital também trouxe benefícios ambientais por meio da redução do uso de papel. Fazer pagamentos on-line, trabalhar por meio de aplicativos/sites economiza combustível que você poderia gastar em viagens ao banco ou local de trabalho.

Assim, o uso prudente da tecnologia e seus dispositivos pode ajudar a economizar energia e ajudá-lo a dar uma contribuição significativa para tornar esta Terra um planeta sustentável.

O conteúdo Dia da Terra 2022: Faça da tecnologia um amigo na luta para proteger o meio ambiente aparece primeiro em Legião Tec.

helena

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.