Pular para o conteúdo

Quais as vantagens de optar por um empréstimo em vez de um cartão de crédito para negativados

  • por

Para as pessoas que estão com restrição de crédito existe a dúvida recorrente quanto a optar por um empréstimo em vez de um cartão de crédito para negativados, saiba quais as vantagens a curto e a longo prazo e o porquê de o empréstimo para negativados valer à pena.

Tanto o empréstimo quanto o cartão de crédito para negativados eram opções destinadas apenas a quem tinha o nome o limpo e o score alto, no entanto, isso é coisa do passado. Com a evolução das linhas de crédito, é possível chegar a acordos financeiros com muito mais facilidade e flexibilidade de condições e saber como funcionam os termos pode salvar você de se endividar.

Reprodução: Freepik

Fazer um empréstimo ou receber um cartão de crédito sempre foi mais fácil para quem pertence ao grupo de aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Temendo o prejuízo devido a inadimplência de quem não fosse o seu público alvo, as empresas não liberavam crédito para negativados.

Hoje em dia, se tornou muito mais fácil conseguir ter um empréstimo aprovado mesmo estando com o nome sujo e é até possível optar por mais de uma empresa que trabalhe com essa modalidade de serviço. Saiba como funciona o empréstimo para negativado.

Como funciona o empréstimo para negativado?

O empréstimo para negativado é oferecido por instituições financeiras que facilitam a liberação do crédito sem análise no SPC e SERASA ou que ainda que analisem, usam disso apenas para coletar dados ao invés de restringir o seu acesso ao crédito.

Conseguir um empréstimo quando se está negativado pode salvar alguém em caso de uma emergência financeira, o que muita gente não sabe é que essa forma de crédito contém muito mais vantagens em comparação ao cartão de crédito, por exemplo, e aproveitar as vantagens que o empréstimo oferece pode ser mais fácil do que se imagina

Reprodução: Freepik

Opções de empréstimo para negativado

Empréstimo consignado para negativado

O empréstimo consignado para negativado é a forma mais utilizada para quem precisa de crédito, já que para obter é necessário apenas comprovar que existe um recebimento renda fixa mensal. Essa modalidade de empréstimo se aplica a quem pertence ao grupo de funcionários de empresa privada, aposentados e pensionistas do INSS e servidor público.

Entre as vantagens do empréstimo consignado está o fato do pagamento ser descontado diretamente da conta do cliente, parcelas mensais fixas, taxas de juros mais baixas, limite de crédito mais amplo e praticidade de não precisar de um fiador ou avalista. Entre as desvantagens, o fato de não ser possível renegociar a data do pagamento das parcelas e não poder cancelar o empréstimo consignado.

Empréstimo com garantia de veículo

Reprodução: Freepik

O empréstimo com garantia de veículo também é outro serviço comumente utilizado, isso ocorre porque permite que o veículo fique alienado à empresa credora por todo o período de pagamento do empréstimo até a quitação do crédito, de forma semelhante ao que acontece no financiamento de um carro. Para isso é necessário que o veículo esteja quitado e no nome do solicitante.

As vantagens dessa modalidade são que as taxas de juros são competitivas, o maior prazo de pagamento, a contratação simplificada e que o valor do empréstimo pode variar entre 50% e 90% do valor do veículo. Contudo, o empréstimo com garantia de veículo não é recomendado para quem possui carros antigos e em caso de não pagamento, a empresa pode tomar o seu veículo tal qual como ocorre com o empréstimo com garantia de imóvel.

Empréstimo ou cartão de crédito?

Reprodução: Freepik

O empréstimo oferece várias modalidades para possibilitar a liberação do crédito, alternativas como alienar um bem, por exemplo, garante a confiança da empresa credora e o menor risco de inadimplência. Embora o cartão de crédito seja bem útil como em caso de parcelamento de compras grandes, o empréstimo se destaca por ser menos burocrático para negativados e por dar a opção de comprar ou contratar algum serviço com o dinheiro em mãos.