Estudo da Serasa aponta: um terço dos consumidores têm cinco ou mais cartões de crédito

 Estudo da Serasa aponta: um terço dos consumidores têm cinco ou mais cartões de crédito

De acordo com um estudo da Serasa, 29% dos consumidores brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito, sendo esta porcentagem correspondente a um terço do grupo.

A Serasa entrevistou 3,7 mil clientes que tiveram cartão de crédito aprovado pelo eCred nos últimos 90 dias. Dentre eles, 23% possuem três cartões de crédito, 21% tem dois, enquanto 18% tem quatro. Dessa forma, a minoria que possui apenas um cartão, representada por 9%.

No levantamento, a Serasa descobriu os tipos de compras com cartão de crédito que as pessoas mais priorizam. Sendo assim, a divisão ficou entre:

  • Alimentação (17%);
  • Supermercados (17%);
  • Farmácia (15%);
  • Eletrodomésticos (14%).

Já os menos importantes na visão dos consumidores são:

  • Móveis e viagens (10%);
  • Pagamentos de boletos.

É aconselhável ter vários cartões de crédito?

A gerente do eCred, da Serasa, Amanda Rapouzo, afirmou para o site Valor Investe que não existe um número certo ou limite de cartões de crédito para se ter. Para ela, o mais importante é o motivo pelo qual a pessoa tem mais de um cartão, se vai ser benéfico para a gestão financeira ou não. 

Contudo, para quem recebe o salário dividido em duas vezes no mês, por exemplo, pode ser interessante ter cartões com diferentes vencimentos para acompanhar o recebimento da remuneração. Porém, sempre com a consciência de que é necessário ter autocontrole. 

“Ter mais de um cartão pode ser arriscado para o bolso se não for usado de forma controlada e organizada”, adverte Amanda.

Além disso, a gerente do marketplace de crédito da Serasa aconselha que o consumidor entenda o  benefício e o custo de cada cartão e se conseguirá pagar todas as faturas em dia.

“É importante que a pessoa tenha controle de suas finanças, não importa se for por meio de folha de caderno, bloco de anotações do celular, planilha de Excel ou até mesmo um aplicativo do próprio cartão”, indica.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: tommaso79 / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.