FGTS – Confira o calendário de pagamento

 FGTS – Confira o calendário de pagamento

Se você quer saber tudo sobre o FGTS e o cronograma de pagamento, veio ao lugar certo! Explicaremos tudo sobre o benefício e também ensinaremos um passo a passo para baixar um aplicativo onde você poderá consultar o saldo do seu FGTS e saber a data correta para o saque do seu benefício.

Quando se fala em FGTS sempre surgem algumas dúvidas pertinentes sobre o assunto e foi pensando nisso que elaboramos este artigo. Lendo até o final você saberá tudo o que precisa para aproveitar ao máximo esse e outros benefícios pagos aos trabalhadores brasileiros.

Dicas de como sacar o FGTS, atalho para baixar o aplicativo e ainda mais informações sobre o calendário atualizado para o ano de 2022 você encontra aqui. Fique conosco até o final e acompanhe o passo a passo que disponibilizaremos, agilizando sua forma de recebimento do FGTS.

FGTS (imagem do Google)

Saiba mais sobre o benefício do FGTS

Primeiro você precisa entender sobre o FGTS e como ele funciona, isso facilitará seu entendimento sobre esse benefício, além de te ajudar a baixar o aplicativo para ter acesso aos seus dados. Depois de entender melhor, fica muito mais fácil aprender a consultar seu saldo e sacar seu dinheiro.

O FGTS nada mais é do que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Foi criado com o objetivo de proteger e garantir os trabalhadores demitidos ou dispensados ​​sem justa causa. Assim que você é contratado por uma empresa, você está vinculado ao FGTS.

Mensalmente o empregador tem o dever de depositar 8% do salário de seus empregados em uma conta exclusiva do FGTS. Esta conta está vinculada ao trabalhador no início do contrato de trabalho. Ao término do vínculo com o empregador, esse valor é reembolsado e o empregado tem o direito de retirá-lo. Vamos ver depois quem tem esse direito garantido.

Quem tem direito ao saque do FGTS?

Como dito anteriormente, todos os trabalhadores têm direito ao Fundo de Garantia, mas nem todos podem sacar o valor arrecadado. Todos os trabalhadores registrados no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm direito ao FGTS.

O mesmo direito é garantido a vários brasileiros, que exerçam funções trabalhistas ou paguem o FGTS de outra forma. Incluídos na lista de pessoas que têm direito ao fundo de garantia do tempo de serviço:

  • Trabalhadores domésticos que possuem registro assinado na Carteira de Trabalho e Previdência Social, mais conhecida como CTPS
  • Brasileiros que exercem funções caracterizadas como trabalho rural, desde que efetuem o pagamento mensal do FGTS
  • Empregados temporários ou individuais, que prestam serviços a empresas que depositam o benefício
  • Atletas profissionais registrados também têm direito a receber o FGTS.

Em suma, todo e qualquer trabalhador que tenha o percentual do dinheiro vinculado ao FGTS, descontado mensalmente, terá o direito de sacar o FGTS ao término de seu serviço, desde que esse desligamento não seja por justa causa.

O que caracteriza uma demissão por justa causa?

A demissão por justa causa caracteriza-se principalmente pela rescisão contratual do vínculo empregatício, que não confere ao empregado os benefícios trabalhistas direta ou indiretamente vinculados à CLT. Quem define se a causa é justa ou não são os regimes e as leis relacionadas ao trabalho e aos trabalhadores.

Muitos fatores podem ser considerados em uma demissão por justa causa, tais como: Má conduta ou mau comportamento do empregado em relação ao seu serviço ou ao seu local de trabalho, má conduta constatada em atos não autorizados. A realização de negócios não autorizados também caracteriza a demissão por justa causa.

Se o empregado for condenado judicialmente no exercício de sua função, também será demitido por justa causa. Alguns outros fatores que definem a forma de demissão, embriaguez no local e horário de trabalho, violação de segredos da empresa em que trabalha e negligência no desempenho de sua respectiva função também são formas de causar uma demissão por justa causa.

Aplicativo para saber se tem direito ao FGTS

Conforme prometido, vamos te ensinar um passo a passo para acessar as informações do seu FGTS. clicando aqui você terá dicas sobre um aplicativo que dá acesso ao seu FGTS. Se você quiser ir direto para o download do aplicativo, clique aqui e você será direcionado.

Depois de coletar todas as informações necessárias e baixar seu aplicativo do FGTS, tudo fica mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é inserir alguns dados e criar um login e senha para sair do seu aplicativo do seu celular ou computador. Assim fica mais rápido saber se você tem ou não direito ao FGTS.

Neste mesmo aplicativo você terá acesso ao calendário de pagamentos do FGTS referente ao ano de 2022 e ainda poderá consultar seu saldo retido. Existem muitos outros direitos dos trabalhadores, mas isso é assunto para outro artigo. Fique atento às novidades e obrigado por ler até aqui.

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.