Imposto de Renda: enviou a declaração com erro? Saiba como corrigir

 Imposto de Renda: enviou a declaração com erro? Saiba como corrigir

O contribuinte que notou algum erro no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022, após ter enviado à Receita Federal, pode fazer uma declaração retificadora.

A declaração de retificação pode ser preenchida tanto pelo site da Receita Federal como no próprio programa da declaração original. Já é possível efetuar a correção da declaração deste ano, que corresponde ao ano de 2021 e também de anos anteriores.

É provável que você também goste:

IR: quem irá pagar o Imposto de Renda no débito automático tem até dia 10 para enviar

Receita Federal e PGFN lançam edital para contribuinte negociar impostos

Como fazer uma declaração retificadora

Para fazer a declaração retificadora, o contribuinte conta com duas plataformas:

Programa IRPF2022

  • Na tela inicial em “O que você deseja fazer?”, selecionar na opção “Transmitidas” a declaração a ser retificada;
  • Clicar no ícone ou na lateral, em Declaração;
  • Clicar em Retificar;
  • Selecionar a declaração que deseja retificar.

Também é possível realizar o procedimento por meio da ficha “Identificação do Contribuinte” e responder “Que tipo de declaração você deseja fazer? clicando em “Declaração retificadora”.

  • Informar o número do recibo da declaração que antecedeu o exercício de 2022, que pode ser obtido no menu “Declaração” – opção “Abrir”, do programa IRPF 2022;
  • Serão mostradas as declarações já enviadas, denominadas “original” ou “retificadora”. Se o usuário enviou somente uma declaração este ano, deve selecionar a opção “original”, mas se já fez uma retificação e queira corrigi-la novamente, selecionar a opção “retificadora”.
  • A partir daí o contribuinte poderá efetuar as correções necessárias.

Site da Receita Federal

O contribuinte que possui nível “prata” ou “ouro” pode fazer a retificação por meio do site da Receita Federal, acessando o sistema de atendimento digital da Receita, o e-Cac e realizando os seguintes passos:

  • Selecionar o menu “Meu Imposto de Renda”;
  • Clicar no ano da declaração que deseja corrigir;
  • Clicar em “preencher declaração online” e selecionar “retificar declaração”.
  • Após as correções, clicar em “finalizar declaração”.

Entrega da retificação

Caso a declaração retificadora seja entregue após o dia 31 de maio, além do programa e do site, o contribuinte tem a opção de entregar em uma das unidades da Receita Federal por meio de mídia removível, como pen drive ou disco rígido (HD).

Troca de tributação

Se a declaração retificadora for entregue até dia 31 de maio, o contribuinte dispõe da possibilidade de trocar a forma de tributação, podendo escolher entre o modelo simplificado e o completo. Contudo, depois desse prazo não será possível alterar a tributação.

Ainda que a declaração retificada seja entregue após o dia 31 de maio, o contribuinte não será multado por atraso na entrega, pois a retificação pode ser feita até cinco anos depois do envio dos documentos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Mathias Alvez / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.