INSS muda regra para concessão do auxílio-acidente; confira os detalhes

 INSS muda regra para concessão do auxílio-acidente; confira os detalhes

Atenção, beneficiários do INSS: o instituto mudou a regra para concessão do auxílio-acidente. A mudança acontece por meio de medida provisória que foi publicada no mês de abril.

Assim, a MP altera as regras para a concessão do auxílio, afirmando que os beneficiários deverão passar por uma perícia médica revisional toda vez o INSS convocar. Então, para saber mais sobre as principais consequências desta mudança, confira a seguir.

É provável que você também goste:

O que é o tempo de carência do INSS? Confira

INSS: confira como fazer a prova de vida pelo celular

Qual será o novo valor das aposentadorias e pensões do INSS em 2023?

Veja o que muda na regra para concessão do auxílio-acidente do INSS

De acordo com especialistas, essa alteração pode colocar em risco o recebimento do benefício para milhares de pessoas.

Isso porque, antes das mudanças feitas pela nova Medida Provisória, o cidadão que sofria um acidente e que ficava com sequelas que reduzissem a sua capacidade laborativa, tinha o direito ao auxílio acidente assegurado.

Assim, depois de comprovar que o acidente realmente gerou limitações ao cidadão, o mesmo tinha direito ao auxílio. Dessa forma, o segurado não tinha mais preocupação com o INSS. Ou seja, não precisava passar por novas perícias.

Mas agora, o INSS estipula que o beneficiário tem obrigação de passar pela perícia sempre que o instituto desejar. Além disso, é feita uma nova avaliação, sob pena de cancelamento dos pagamentos caso a pessoa não apareça.

Por fim, vale dizer que o INSS já aplicava essas regras para quem recebe o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. A diferença agora é que ela também se aplica a quem recebe o auxílio acidente.

Portanto, caso o INSS identifique ausência de sequelas que impossibilitem o trabalho, o trabalhador perde o benefício.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.