IPVA: confira os carros isentos do tributo em 2023

Quem tem algum tipo de veículo sabe que, todos os anos, é preciso pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o chamado IPVA. Contudo, embora seja obrigatório, o pagamento deste imposto pode ser dispensado em determinadas situações. Uma delas é de acordo com o ano em que o carro foi fabricado. Com isso, é possível que muita gente deixe de pagar o IPVA sobre seu veículo em 2023. Então, para saber mais, confira a seguir!
É provável que você também goste:
Lei que zera IPVA de motos é aprovada; confira os modelos
IPVA: saiba mais sobre isenção de imposto para automóveis fabricados de 10 a 30 anos
Assim, segundo as regras de isenção do IPVA, estão liberados de pagar o imposto veículos fabricados de 10 a 30 anos atrás. Tudo depende do estado do automóvel. No caso dos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima, por exemplo, a isenção acontece para carros fabricados a partir de 10 anos.
Já para os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro, o período para deixar de pagar o imposto é de 15 anos. Em Mato Grosso, 18 anos; em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul, 20 anos; e Alagoas, 23 anos.
Por fim, em Santa Catarina, têm direito a isenção do IPVA apenas veículos fabricados há 30 anos. Este é o estado que mais demora para aplicação a isenção do imposto nos automóveis. Nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, por outro lado, a redução é progressiva. Ou seja, quanto mais velho o carro, menos impostos você paga.
Confira alguns modelos de carros que podem estar isentos em 2023:
- Audi A3 2007;
- BMW Z4 2007;
- Chevrolet Astra 2010;
- Citroën C4 Pallas 2012;
- Dodge Dart 1970;
- Fiat Siena;
- Ford Ka 2007;
- GM Celta;
- Jeep Wrangler 2002;
- Toyota Corolla SE-G 2003;
- Toyota Hilux 2002;
- Volkswagen Fusca 1985;
- além de outros que já podem contar com a isenção do IPVA.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: lumen-digital / Shutterstock.com