IRPF 2022: veja quais são as deduções permitidas na declaração. Prazo está esgotando

 IRPF 2022: veja quais são as deduções permitidas na declaração. Prazo está esgotando

Em 2022, a declaração do Imposto de Renda é novamente uma obrigação para milhões de brasileiros. Neste ano, o prazo para esta declaração era até o dia 29 de abril, mas acabou sendo prorrogado.

Agora, a declaração pode ser entregue até o dia 31 de maio. Contudo, com o mês quase na metade, está prazo está acabando. Contudo, muitos brasileiros ainda possuem dúvidas em relação as deduções permitidas em seu IRPF 2022. Então, para saber mais, siga a leitura.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: 40% das declarações ainda não foram entregues

Imposto de Renda: confira o calendário da restituição

Imposto de Renda 2022: veja quais são as deduções permitidas na declaração

A declaração do Imposto de Renda irá determinar se você terá que pagar um valor à Receita ou poderá até receber uma restituição (ou seja, um dinheirinho de volta do governo). Contudo, as deduções, ou seja, despesas que permitem o desconto do seu Imposto de Renda, interferem nesse resultado.

Em geral, existem dois tipos de deduções que podem ser incluídos no Imposto de Renda: os chamados gastos dedutíveis e as deduções do imposto devido.

Os gastos dedutíveis reduzem a base de cálculo do imposto, ou seja, tudo o que você declarar diminui o montante total sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto. Já as deduções do imposto devido, por sua vez, reduzem direto o valor do imposto a ser pago.

Por fim, em relação às despesas dedutíveis do Imposto de Renda, é possível incluir gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes. Já doações ao Estado, que são doações a fundos municipais, estaduais e federais, podem reduzir em até 6% o imposto devido.

Todos os gastos com impostos devem ser informados na declaração, para que gerem retorno financeiro ao contribuinte. Lembrando que o limite para o valor deduzido é de R$ 3.561,50.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.