in

Isenção da Taxa do ENEM com o NIS


A prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma prova muito esperada por milhares de estudantes do Brasil inteiro. Através dessa prova os estudantes conseguem descontos para entrar nas faculdades, assim muitos se preparam bem antes com muito estudo e cursinhos pois dependendo da nota da prova eles podem até conseguir bolsas de 100% de desconto.

Muitas pessoas não tem condições de pagar as mensalidades da faculdade e dependem da bolsa que vai conseguir através da nota do ENEM e assim ter a oportunidade de ter uma formação e seguir carreira na área desejada.

O custo para fazer a prova é o valor da taxa de inscrição mas nem todos tem como pagar por essa taxa e com isso o MEC oferece a opção de ser isenta essa taxa. Para saber mais sobre essa opção e como solicitar e ter mais informações é só conferir abaixo.

Como muitas pessoas não tem como pagar com essa taxa por motivos financeiros, o MEC criou a isenção e para quem quiser solicitar é necessário ficar atento com a data para fazer pedido de isenção para que possam se inscrever gratuitamente. 

Isenção no ENEM com o NIS

Ter uma boa nota no ENEM é o sonho de milhares de brasileiros e com a isenção no ENEM ficou ainda melhor para participar da prova. Para fazer a prova do ENEM é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$82.00.

Para solicitar é necessário ter um cadastro no Cadastro Único que é um programa social do governo. Com esse cadastro você pode solicitar sua isenção da taxa de inscrição para prova do ENEM. Essa isenção é para as famílias que tem baixa renda.

Para fazer cadastro no Cadastro Único acesse – MeuCadÚnico

O período para fazer a solicitação da isenção da taxa é realizado geralmente no mês de abril, e o prazo de inscrição para o ENEM é geralmente em maio. Então deve solicitar a isenção e depois fazer a sua inscrição para a prova, tem que fazer as duas etapas pois somente a primeira não vai estar inscrito para a prova.

O que é o NIS – Número de Identificação Social

O NIS é o número de identificação com todos os dados da pessoa de acordo com o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Nesse número consegue ver o perfil do candidato e todas as suas informações e dos benefícios dados pelo governo como por exemplo o Bolsa Família.

Como Solicitar

Para solicitar é muito fácil. No momento da inscrição para a prova o estudante de o termo de isenção e informar o seu número do NIS, assim com esse número é verificado o perfil do estudante para ver se encaixa no perfil para a isenção, pois é necessário declararem que está em situação socioeconômica vulnerável.

Quem pode solicitar são somente os estudantes que teve o ensino médio em escola pública ou que recebeu uma bolsa integral em escola particular e ter uma renda mensal de até um salário de R$ 1.497. No momento da isenção escolha a modalidade de ensino ou seja, informar o tipo de escola que concluiu o ensino médio, vão ter 3 opções:

  •  Ensino regular – Candidato concluiu o ensino médio de forma padrão com níveis e faixa etária normal.
  • Educação Especial – O candidato apresenta deficiências e teve dificuldades de aprendizado.
  • Educação de Jovens Adultos (EJA) – Candidato que não esteve na escola na idade certa.

Para solicitar basta Seguir os passos:

Entre no site clicando aqui – https://enem.inep.gov.br

Clique em “Acesse o Sistema de Isenção e depois em Isenção Enem”;

Digite o seu CPF e a data de nascimento, faça o teste de não ser robô e clique em “Enviar”;

Vai abrir uma página, leia atentamente as orientações e depois clique em “Li e concordo” e continuar;

Preencha os dados e confira, estando corretos clique em “Continuar”;

Preencha as informações sobre o Ensino Médio e clique em “Continuar”;

Informe o seu número do NIS se tiver ou clique em “Não tenho NIS”;

Clique em “Confirmo minhas informações” e em “Continuar”;

Responda as perguntas socioeconômicas e coloque a sua forma de contato;

Crie uma senha e por fim confira suas informações e clique em “Enviar solicitação”.

Written by Carlino Souza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Aplicativo 99 – Conheça as vantagens

FGTS digital – Conheça o aplicativo