in

Liderança no trabalho híbrido, qual o novo papel do líder? –

Liderança no trabalho híbrido: Novos desafios são enfrentados por líderes de equipes. Agora, em ambientes virtuais, o formato de trabalho precisa ser inovado. Saiba mais!

Fonte: Google

Considerando o “novo normal” em que estamos vivendo, a liderança no trabalho híbrido precisou se adaptar a um novo formato de trabalho e principalmente, a um novo formato de comunicação. Pois, em meio a uma situação inesperada, líderes e gestores precisaram estabelecer de forma rápida e eficiente, toda uma estratégia de comunicação com sua equipe.

Ao mesmo tempo, a necessidade de estabelecer um relacionamento de empatia com o próximo, se viu necessária. Por isso, com este cenário desafiador, foi somando forças que nasceram novos meios, novos começos, novos caminhos. Assim, o modelo de gestão foi completamente alterado, forçando não só o líder, mas toda a equipe a se adaptar com as tecnologias e diferentes meios de comunicação.

O líder precisa ser um exemplo a ser seguido

O novo ambiente de trabalho talvez exija mais da liderança no trabalho híbrido, do que antes, no presencial. Afinal, sem aquele contato com os colegas pelo corredor ou ao redor de uma mesa, é necessário que de alguma forma os profissionais se sintam amparados. Principalmente, é preciso ter um norte a seguir, alguém para conduzir a equipe. Também de alguém que seja o exemplo de novas regras e novos comportamentos.

Afinal, muitas são as dúvidas de quem “de repente” se viu obrigado a mudar toda a sua rotina e sistema de trabalho. Por isso, é na liderança que a equipe encontra o modelo. Assim, as novas atitudes e novos comportamentos a serem adotados no novo regime de trabalho são observados pela equipe. A começar por coisas simples, como: ligar ou não a câmera, gerenciamento do tempo ou mandar mensagem fora do expediente. 

Sendo assim, é importante que o líder seja o espelho para os seus liderados. Pois, precisam estar atentos às barreiras que não podem ultrapassar. Principalmente, saber reconhecer cada nova conquista, novo avanço e progresso de sua equipe. Deste modo, oferecendo força à sua equipe e demonstrando segurança no trabalho, ao permitir mais autonomia, quando possível.

Comunicação eficiente pode ser a chave do sucesso

É importante que a liderança no trabalho híbrido esteja disposta a criar conexões. Principalmente com departamentos mais afastados ou clientes mais distantes. Neste sentido, é importante ouvir, entender e até mesmo dar atenção à pessoa que há além do profissional. Desta forma, fica mais produtivo trabalhar de acordo com as expectativas pessoais de cada profissional.

Podemos citar um exemplo relevante, como o de Alexandre de Castro. Pois, em abril de 2020, em um cenário de pandemia, Alexandre assumiu o cargo de diretor comercial na Unipar Indústria Química. Logo, sem conhecer a equipe em que assumiu a liderança, que conta com funcionários até mesmo no exterior, o novo líder precisou se adaptar não somente às responsabilidades do cargo. Mas também ao novo sistema que a equipe passou a operar.

Sendo assim, Alexandre conta que o principal aliado para o novo desafio, foi a comunicação eficiente com sua equipe. Afinal, todos do escritório passavam por uma transição do regime de trabalho presencial para o híbrido. Assim, Alexandre conta que todo o processo para se integrar de forma sólida na equipe, aconteceu no ambiente virtual. Aliás, com pessoas que ele nunca havia se encontrado. Então a escuta e a boa comunicação foram as chaves para o sucesso da nova fase.

Produtividade e bem estar

Liderança no trabalho híbrido, qual o novo papel do líder?
Fonte: Google

Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, 58% das mil pessoas entrevistadas, se sentem mais produtivas ao trabalhar em casa. Outro estudo realizado, aponta que grande parte das empresas que adotaram o trabalho remoto com a chegada da pandemia, não perderam produtividade com a mudança do regime de trabalho.

Ao contrário disso. Pois, os profissionais relatam até mesmo um aumento da produtividade e mais autonomia. Afinal, os horários são cumpridos com maior facilidade, não há estresse com o deslocamento, o trabalho está mais objetivo e a convivência com a família é um bônus.  Porém, é importante não robotizar o ambiente de trabalho. De modo que, a socialização, mesmo que virtual, contribui muito para o bem estar da empresa.

Dicas para a liderança no trabalho híbrido

Com a chegada do trabalho híbrido, novas necessidades surgiram. Por isso, a liderança no trabalho híbrido pode inserir ao novo modelo algumas, ou todas, das seguintes dicas:

Comunicação Reforçada – O distanciamento fez com que alguns costumes tão comuns do trabalho presencial não fossem mais tão óbvios como eram antes. Por isso, é importante reforçar as conexões e combinados que possivelmente perderam força. Afinal, Lembre-se: a comunicação é a chave do sucesso.

Momentos de descontração – Agora que aquele bate papo no corredor não acontece mais, procure alternativas para garantir a descontração. Porém, apesar de ser importante utilizar um momento do expediente para o papo, o momento precisa ser de participação espontânea. Por isso, não torne o momento obrigatório.

Mudança de rotinas – Trabalhar de casa pode tornar a jornada mais flexível. Então, use isso a favor. Assim, de acordo com o que for possível, negocie novas rotinas, de acordo com a necessidade do trabalho, sem desconsiderar a necessidade do trabalhador.

Equilibre o antes e o agora – Se por um lado a produtividade é maior com o home office, por outro lado, o contato presencial é importante também. Então o melhor caminho é poder juntar o que há de melhor dos dois modelos de trabalho e usar a liberdade a favor do desenvolvimento da equipe.

Invista no trabalho híbrido

Para que o trabalho híbrido dê certo, é importante investir em novas estratégias de comunicação e socialização. Pois, é momento de estreitar laços.

É um momento que se pode observar com muita clareza, que o trabalho em equipe depende de cada um de nós. Por isso a liderança no trabalho híbrido precisa ser quem conduz, e o modelo a ser seguido no “novo normal”.

Gostou do nosso artigo? Aproveita e compartilha o artigo em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com todos os seus familiares. Mas não esqueça de retornar ao blog e aproveitar outros conteúdos. Nosso Blog existe para te informar e ajudar você a mudar sua vida financeira.

Written by Carlino Souza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Universo do varejo; streamings integram leque de produtos dos varejistas –

como utilizar o iniciador de pagamentos –