Nome sujo bloqueia cartão de crédito? Confira

 Nome sujo bloqueia cartão de crédito? Confira

Ter o nome negativado nos órgãos de crédito ou popularmente estar com “nome sujo”, afeta a vida financeira das pessoas, pois isso significa haverá dificuldade para a obtenção de crédito e financiamento.

É provável que você também goste:

Saque emergencial do FGTS: Serasa oferece condições especiais de negociação de dívidas

Com apenas 1 parcela em atraso, cliente da Havan é negativado no SCPC, mas deve ser indenizado

Meu nome ficou sujo, meu cartão de crédito será bloqueado?

É importante ressaltar que o nome estar negativado nos órgãos de crédito refere-se ao histórico do comportamento financeiro do consumidor. Dessa forma, o nome do cidadão pode ficar sujo por estar devendo a uma loja, plano de celular, internet ou qualquer outra situação relacionada ao setor comercial. 

Portanto, o cartão de crédito não é bloqueado pelo fato de estar com o CPF negativado, contando que ele esteja sendo pago em dia.

Contudo, se o consumidor tem um empréstimo com a mesma instituição financeira que liberou o cartão de crédito e ele possuir pendências desse empréstimo que o deixaram com restrição no nome, nesse caso, possivelmente, o cidadão perderá o cartão, pela dívida que tem na mesma instituição.

E, caso queira contratar um novo cartão de crédito ou ter o limite aumentado do que já possui, o cidadão com o nome sujo terá grande dificuldade em conseguir, devido às restrições financeiras.

Situações que sujam o nome

Há várias situações que podem levar o consumidor a ter o nome negativado nos principais órgãos de proteção ao crédito. Confira alguns motivos que podem levar o consumidor a ter o nome sujo:

Ação Judicial

Outra forma de ficar com o nome sujo é quando uma pessoa a qual você tem uma dívida, coloca o seu nome na Justiça para você quitá-la.

Negativação

Acontece quando o consumidor atrasa o pagamento de uma conta, podendo ser de propósito, por esquecimento ou dificuldade financeira.

Cheque sem fundo

Quando a pessoa passa um cheque e não tem fundos no banco para pagar, mostra que não tem controle de sua vida financeira.

Participação em falência

Quando a empresa a qual a pessoa é sócia entra em falência e não consegue arcar com suas pendências financeiras.

Protesto

Acontece quando, por exemplo, o consumidor compra algo a prazo em uma determinada loja e não consegue pagar. Dessa forma, a loja protesta a dívida em cartório, o que ocasiona a negativação do CPF.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kmpzzz / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.