Teve os dados vazados? Busca do Google permite remover celular e documentos expostos

 Teve os dados vazados? Busca do Google permite remover celular e documentos expostos

Se você já teve seus dados vazados na internet, saiba que agora é possível pedir ao Google que os remova das ferramentas de busca, incluindo informações que podem levar ao roubo de identidade ou crimes similares. 

A empresa já vinha derrubando dados sensíveis que comprometiam os usuários, porém enfatizou em uma nota que está investindo no recurso para proteger ainda mais seus clientes.

Nesta atualização, por exemplo, o Google pode atender aos pedidos com mais facilidade quando a informação estiver ligada a um documento oficial, dados de contato (telefone, endereço, e-mail, etc) ou até mesmo ao login de uma rede social. 

Além disso, e-mails, senhas e redes sociais podem ser derrubadas para impedir que golpistas se passem por outras pessoas.

Contudo, o Google avalia criteriosamente os casos para que informações públicas não sejam censuradas. Um político, por exemplo, não poderia ter seus dados oficiais derrubados das ferramentas de busca.

É provável que você também goste:

Dados dos clientes do McDonald’s vazam; saiba mais

Banco PAN confirma vazamento de dados de milhares de clientes

Retirar dados do Google não some com suas informações na internet

Antes da atualização, o Google já atendia solicitações de remoção de dados, principalmente bancários, assim como dados médicos altamente sensíveis. 

Ademais, a empresa também intervém quando dados são vazados no intuito de gerar ameaças. No entanto, só remove a informação se houver ameaças implícitas ou explícitas feitas contra o usuário.

Vale ressaltar que, só porque os dados são retirados do Google, não quer dizer que eles tenham sumido da internet. 

Por isso, se for o seu caso, a empresa recomenda que você entre em contato com o provedor de hospedagem dos sites onde dados sensíveis se encontram.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Sundry Photography / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.