Valor do gás de cozinha sobe 19% para distribuidoras

 Valor do gás de cozinha sobe 19% para distribuidoras

Na última sexta-feira (29), a Petrobras anunciou que deve aumentar em 19% o preço de venda de gás natural para as distribuidoras. Os valores já estão valendo a partir do último domingo, 1º de maio. Lembrando que o produto é matéria-prima do GNV, o gás de cozinha encanado, sendo fonte de energia para a maioria dos setores da indústria. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Gás de cozinha está custando quase 10% do salário mínimo e preço já é o maior do milênio

Valor do gás natural sobe 19% para distribuidoras. Confira como se forma o preço

Com isso, além do preço cobrado pela Petrobras, os tributos federais e estaduais formam o preço final do gás. Incluindo, também, as margens de lucro de distribuidoras e revendedoras. Segundo a Petrobras, a alta do gás levou em conta principalmente as variações do petróleo brent e da taxa de câmbio.

Vale dizer que, durante a posse da Petrobras, o presidente José Mauro Ferreira Coelho não havia endereçado diretamente a questão da política de preços. Mas ele havia sinalizado a pretensão de manter o modelo adotado desde 2017. Assim, em nota enviada na sexta-feira (29), a empresa afirmou que o ajuste foi feito em relação ao trimestre fevereiro-março-abril. E também que os preços atualizados ficarão vigentes até 31 de julho.

Por fim, na nota enviada, a estatal buscou ressaltar novamente que o preço final do gás natural não é determinado apenas pela empresa, mas também por impostos e margens de lucros. “Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, informou a nota da Petrobras.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Stefan Lambauer / Shutterstock.com

Carlino Souza

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.